Modo Escuro Modo Luz
Modo Escuro Modo Luz

O que é socialismo com características chinesas? – Zhao Zhi Kui (2012)

Ao nos depararmos com a descrição Socialismo com características chinesas, rapidamente nos vem à mente as artificiosas falas de alguns políticos que parecem dizer tudo, mas no fim não esclarecem nada. Chegamos até a cogitar que se por um lado existe um socialismo com características chinesas, porventura não haveria um capitalismo com características chinesas, e assim, ambos seriam a mesma coisa? Equivalentes? 

Capa do livro "O que é socialismo com características chinesas?"

Em busca de ouvir o que os próprios chineses dizem sobre esse conceito, encontrei o livro “What is socialism with Chinese characteristics?“. Lançado em 2012 pela Editora Hunan People’s Publishing House, onde o autor Zhao Zhikui, líder chave no projeto de Sinicização do Marxismo na Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS), persegue a resposta para essa questão que paira sobre todo o mundo, principalmente no Ocidente, onde além dos preconceitos e desconfianças, remanesce uma boa dose de desconhecimento sobre a China. O escritor então, de forma didática, guia seus leitores passo a passo ao entendimento histórico e teórico do que seria no seu entender o socialismo com características chinesas.

De início, o autor explica e apresenta suas prerrogativas e não deixa dúvidas de que ele é de fato um acadêmico reconhecido e com experiências mais do que suficientes para apresentar a tão esperada resposta. Prontamente, Zhao apresenta a certidão de nascimento do conceito, que foi em 1 de Setembro de 1982, quando Deng Xiaoping, o idealizador do termo, durante a abertura do 12° Congresso Nacional do CPC (Partido Comunista Chinês), mencionou pela primeira vez o propósito de “construir um Socialismo com características chinesas”. 

Para clarificar o termo, Zhao explica que as “características chinesas” e os “princípios gerais” do marxismo estão intrinsecamente ligados. Assim na prática, o termo características chinesas inclui o socialismo como base do sistema econômico, quando: mantém a propriedade pública como o esteio da economia e também permitindo que diversas formas de propriedade se desenvolvam lado a lado; se caracteriza como a construção e aplicação do “sistema de economia de mercado socialista”; tem como característica um sistema no qual a distribuição de acordo com o trabalho é dominante e uma variedade de modos de distribuição coexistem; e por fim, ao exercer a política de “um país, dois sistemas” para Hong Kong, Macau e Taiwan. 

Melhor dizendo, o termo características chinesas é a prática de governo de Deng Xiaoping e do Partido Comunista Chinês ao conduzirem o país guiados pelos princípios científicos do Marxismo e sob as condições impostas pela realidade concreta da China. Assim, dizer que o socialismo com características chinesas seria o mesmo que capitalismo com características chinesas é definitivamente errôneo, pois o Socialismo na China passou por transformações, contudo não deixou para trás o Marxismo, este permaneceu como um dos princípios basilares, se não como a própria espinha dorsal de sua ideologia. Para clarificar ainda mais quais são as bases do socialismo com características chinesas se faz necessário relembrar um comentário de Deng: 

A essência do socialismo é a libertação e o desenvolvimento das forças produtivas, a eliminação da exploração e da polarização, e a conquista final da prosperidade para todos.

Ainda segundo Zhao, mesmo com os problemas desse sistema político e da corrupção latente, que se apresentaram desde a instauração da República Popular, Deng tinha a clara convicção de que a estabilidade advinda do pragmatismo, corrigiria todas essas falhas. E podemos acrescentar com outro famoso comentário de Deng Xiaoping que traz à luz o significado do conceito do pragmatismo concebido por ele: “não importa se o gato é amarelo ou preto contanto que ele cace ratos.”  A também conhecida como “Teoria do gato”, que nada mais é do que um provérbio antigo da província de Sichuan. 

Acontece que, ao reutilizar esse provérbio, Deng quis enfatizar sobre o empreendedorismo das massas e os efeitos de se adotar todas as políticas possíveis com o objetivo do desenvolvimento. Ou seja, não se deveria fixar um modelo único no que se refere às relações de produção. Antes, deveriam adotar qualquer modelo que pudesse promover o empreendedorismo das massas. Com efeito, a “Teoria do gato” seguiu em conformidade com os princípios fundamentais do Marxismo de “buscar a verdade nos fatos” e “conduzir análises concretas a partir da situação concreta”, mas também em concordância com o materialismo e a dialética materialista. 

Cabe também relembrar que o socialismo científico de Marx e Engels consiste em três formas, a saber: a teoria, ou proto-teoria, que continuamente evolui e aprimora de acordo com as novas descobertas do mundo científico, revoluções tecnológicas, modos de produção e demandas do proletariado; a prática, que se refere ao movimento socialista no mundo, nomeadamente as revoluções das classes operárias na Europa durante o século 19; e, os sistemas, que diz respeito ao socialismo e ao comunismo, sendo o socialismo o estágio inicial para atingir o comunismo, estágio final.  Assim, a teoria é a alma do movimento, a prática é o próprio movimento e o socialismo e comunismo são as direções e objetivos desse movimento. Para Zhao então, o socialismo com características chinesas preconizado por Deng significa o avanço do socialismo, uma nova forma, que ainda está em seu primeiro estágio na China.

Essa nova forma ainda segue a pedra angular das teorias de Marx e Engels, e também das experiências alcançadas por Lênin e Stalin, que legaram valiosas lições ao progresso do Socialismo. Seja na organização da produção por meio dos planos defendidos por Lênin, seja no abandono dos planos por Stalin e na criação de sua própria forma de socialismo, o Stalinismo. Ambas experiências contribuíram para os futuros avanços do Socialismo científico. Como dizia Mao Zedong “tomemos a União Soviética como lição”, mesmo que seja como exemplo do que não deveriam fazer. 

No entanto, não foi Mao Zedong, mas sim, Deng com sua visão pragmática e pioneira que ao encarar as bases do socialismo, entendeu que socialismo não significava a miséria de todos, mas sim a eliminação da pobreza. Para ele a proporção de planejamento das forças de mercado, a economia planejada e a economia de mercado não são tão diferentes entre socialismo e capitalismo, ambos podem albergar tais características, mas o que difere o socialismo do capitalismo é em última instância a busca da prosperidade para todos. 

O capitalismo é individualista e traz prosperidade para alguns, o socialismo é coletivista, e busca socializar a riqueza para todos, mesmo que de forma desigual. Ao averiguar o coeficiente GINI calculado pelo Banco Mundial, que mede a desigualdade no mundo, os Estados Unidos apresentaram, entre 2007 a 2019, aumento nos níveis de desigualdade, subindo de 0.46 para 0.48, enquanto a China no mesmo período indicou queda de 0.50 para 0.46. 

Portanto, ao estabelecer um sistema econômico de mercado socialista por meio da introdução da economia de mercado, o socialismo passa a ter vantagens sobre o capitalismo. Embora pareça existir uma contradição entre economia de mercado e socialismo, cabe entender que a economia de mercado é um método e não o próprio sistema. Podendo assim, conviver sem impedimentos com o outro método que é a economia dirigida pelo Estado. O resultado por consequência é a integração do sistema socialista, da economia de mercado e da economia estatal. Esse então é o avanço e característica distintiva da nova forma de teoria introduzida por Deng. 

Ao ouvir os teóricos chineses e buscar entender sua forma de ver é mais do que uma lição teórica, nos leva a uma viagem histórica repleta de grandes personagens e do combates de idéias que se sucederam nesse caminho por onde avançou e avança a sociedade chinesa. Segundo Zhao, essa é “uma escolha histórica e uma escolha do povo”. 

As contradições eram a realidade concreta na China de 1949. Pequenas áreas desenvolvidas conviviam com vastas áreas subdesenvolvidas, 800 milhões de habitantes nas áreas rurais e poucos nas áreas urbanas, pequenas ilhas de alta ciência e tecnologia e o atraso tecnológico no geral, indústrias modernas e indústrias obsoletas, demandas gigantescas e produção acanhada, enfim, era uma realidade de imensos contrastes e de pouquíssimos recursos. Os chineses tiveram que encarar os fatos e de forma estratégica conceber saídas e novos caminhos. Dessa forma, fica claro que o socialismo com características chinesas é mais do que um sistema, é uma bandeira e também uma nova forma de organização que busca maior igualdade entre os homens e a harmonia geral da Nação chinesa.

O que é socialismo com características chinesas? - Zhao Zhi Kui (2012) 1
Website |  + posts

Diretor de Relações Internacionais do Instituto IBRACHINA. Mestrando em China Studies pela Universidade de Zhejiang. Especialista em Negócios Internacionais pela FGV (2016).

Adicionar um comentário Adicionar um comentário

Deixe um comentário

Post Anterior

Jean Monnet: o responsável pelo embrião da União Europeia

Próximo Post

Eric Hobsbawm e a revolução no ensino da história - 9 de junho de 1917

Advertisement